10o. Curso de Formação – SURF e SUP – EU FUI!
Em 12/2017 eu escrevi uma matéria sobre o que eu achava sobre a importância da Escola de Surf para o aprendizado faze inicial.
Entre os dias 30/06/2018 e 01/07/2018 tive a oportunidade de participar do 10o. Curso de Formação – SURF e SUP – Teoria e Prática da Escola de Surf da Riviera na Cidade de Bertioga – SP.
Foram dois dias bem legais e intensos que passei ao lado da galera, alunos, professores, coordenadores e sócios.
Para quem não sabe, a ESR – Escola de Surf da Riviera oferece há 20 anos os serviços de aulas e eventos de surf e Stand Up Padle para diferentes segmentos. Seus sócios Thiago Ferrão (fundador) e Jackson Santos (surfista profissional) fazem a frente, juntamente com o Coordenador Rafael Gomes, equipe de atendimento e professores todos formados em Educação Física.
Foram 16 horas de curso e mais um estágio de 48 horas que ainda vou ter que cumprir para receber a certificação. No grupo de alunos, estive ao lado de profissionais de Educação Física, amantes do esporte como eu e até o Presidente da Associação de Surf de Bertioga estava presente. Na parte de conteúdo, acompanhei todo o processo de iniciação e aprendizado do surf e standup padle, desde a demonstração dos equipamentos, variáveis e o método de ensino desenvolvido pela ESR o qual ajudou a se destacar no seguimento das Escolas de Surf.
O curso se dividiu em parte teórica e prática na sede da escola na praia localizada no Módulo 1 da Riviera de São Lourenço.
Tive a oportunidade de enxergar um outro lado do mundo surf, confirmando o que eu tinha em mente, ou seja “a importância de fazer as aulas de surf para aprender a surfar da maneira correta”, pois com a técnica e com os ensinamentos passados pela equipe, a pessoa que deseja aprender a surfar vai sair muitos passos a frente de outra que pretende aprender sozinha.
Outra coisa importante é que todos os instrutores da ESR são formados em Educação Física e são surfistas. Por serem professores, tem a didática correta para orientar o aluno na parte física e na parte prática, isto também faz total diferença.
Primeiro o aluno “se for iniciante” recebe uma explicação rápida sobre os equipamentos que vai utilizar e a sua importância. Depois inicia-se a fase de aquecimento, mais algumas variáveis de aquecimento e por ultimo a forma correta de subir na prancha (passo a passo). A forma correta de ensinar pela equipe faz com que qualquer tipo de pessoa, independente da idade, peso ou ociosidade tenha condição de aprender a surfar. Para se ter uma ideia, na primeira aula o aluno já consegue ficar em pé na prancha e deslizar sobre as ondas, quebrando diversos paradigmas que as pessoas têm por aí.
Depois de toda esta orientação na areia, fomos para a parte prática onde o professor entra e acompanha o aluno na água, na entrada recebemos mais algumas orientações de posicionamento no mar, forma correta de colocar a prancha na beira da água e colocação correta do leash, etc. Passadas as explicações, entramos no mar, subi na prancha e com o auxílio e técnicas passadas pelo professor, passamos algumas ondas, depois ele virou minha prancha e com técnica me colocou na onda (sem trancos e solavancos que podiam me derrubar). Quando senti que a prancha entrou na onda tentei ficar de pé mas de base trocada para dificultar o meu aprendizado, tive a mesma sensação do que o pessoal que está começando a aprender a surfar passa na vez. Reconheço que foi um experiencia bem diferente, pois o meu senso de equilíbrio, posicionamento e leitura das ondas ficou totalmente diferente e cai muitas vezes até me acostumar.
O trabalho da ESR nas aulas de surf foi desenvolvido para crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e para as pessoas com necessidades especiais. Todos movimentos executados são adaptados pela condição física do aluno fazendo que ele tenha sucesso e consiga deslizar sobre as ondas.
O legal também é que a ESR também faz um “trabalho diferenciado para pessoas que já sabem surfar” e já estão num nível de surf avançado. O trabalho é desenvolvido desde a parte física na areia e prática com o desenvolvimento e aprimoramento das manobras do surf como rasgadas, batidas cut back, aéreo, entre outras. Este trabalho pode ser desenvolvido com filmagens, surf trips no Litoral Paulista e até mesmo fora do Brasil.
Para você que gostaria de aprender a surfar ou quer somente sentir a sensação de deslizar sobre as ondas, a conselho a procurar a escola, até mesmo antes de comprar uma prancha de surf. Garanto que a aula vai colocá-lo muitos passos à frente de uma pessoa que quer aprender a surfar e vai começar sozinha.
Aqui na minha loja você pode pegar um cupom de desconto, depois você entra em contato com o pessoal para fazer o agendamento da aula. Agora no mês de julho/2018 a escola vai estar presente todos os dias na praia da Riviera de São Lourenço em Bertioga-SP.
Abaixo tem um vídeo da escola e os contatos para você agendar a aula com o pessoal, a ESR tem o apoio da Riviera de São Lourenço e da Rip Curl, o que reforça mais ainda a sua credibilidade.
Aloha!
www.escolariviera.com.br
Fones: (13) 99132.5717 / (13) 3313.1458
E-mail: contato@escolariviera.com.br