Principais erros cometidos por surfistas iniciantes na prática do surf

Principais erros cometidos por surfistas iniciantes na prática do SurfPrincipais erros cometidos por surfistas iniciantes na prática do surf.

1 – Achar que surfar é fácil  (tem que persistir);

Ser bem atendido numa loja especializada por uma pessoa experiente que vai ajudá-lo a escolher a prancha de acordo com o seu perfil será determinante para o desenvolvimento. De qualquer forma, procure pesquisar bastante antes de comprar a sua prancha e se puder fazer algumas aulas na Escola de Surf também vai te ajudar na hora da escolha, pois já terá uma referencia. Isto vai te dar base para saber se o vendedor realmente está querendo ajudar ou “empurrar” qualquer prancha para você.

2 –Principais erros cometidos por surfistas iniciantes na prática do surf – “Aprender com prancha pequena”

O ideal é começar a surfar com prancha grande, os modelos Funboards ou Longboards são pranchas certas para quem quer aprender a surfar. Pranchas maiores tem maior estabilidade e flutuação que vão ajudar na fase de aprendizado. Lembre-se, você não está acostumado a trabalhar os músculos usados no surf e não tem preparo físico para isto, “mesmo que pratique outras atividades físicas”. Na maioria das praias do Litoral Paulista existem escolas de surf que usam exatamente estes equipamento “funboards ou longboards” que são ideais para o aprendizado.

3 – Atravessar a arrebentação de primeira

Ficar no raso com a água um pouco acima da cintura é mais que necessário, nesta fase você precisa se acostumar com a prancha, com as correntes e com movimentos mecânicos de seu corpo que não está acostumado. O fator segurança para quem está aprendendo é essencial. Não tenha vergonha de chegar com a sua prancha e ficar no raso. Todo surfista experiente começou da mesma forma, pois ninguém nasce sabendo. No raso vai aprender a remar para entrar na onda, furar a onda, treinar o equilíbrio e ganhar confiança para que no futuro passe a arrebentação e procure ondas maiores.

4 – Esquecer de colocar a quilha ou de parafusá-las

Parece até engraçado mas as vezes isto pode acontecer, as vezes na pressa de entrar na água podemos esquecer de trazer as quilhas, colocá-las na posição correta ou até mesmo esquecer de apertar o parafuso que as mantém fixas na prancha de surf, preste bastante atenção, pois se acontecer você vai ficar bastante chateado.

5 – Esquecer de colocar o leash


Um dos principais erros cometidos por surfistas iniciantes na prática do surf é “esquecer de colocar o leash” ou não prender de forma correta na prancha e no tornozelo pode causar prejuízos a você e outras pessoas. Sua prancha pode escapar e bater em alguém e talvez sem a prancha você tenha dificuldades em sair da água por conta de falta de preparo físico. Numa situação como essas o fato de estar com a prancha presa ao seu corpo pode salvar a sua vida.

6 – Principais erros cometidos por surfistas iniciantes na prática do surf – “Rabear”

O termo “rabear” significa entrar na onda de uma pessoa que já vem surfando nela, ao remar para entrar na onda você deve “sempre” olhar para a sua esquerda e direito para verificar se já tem alguém mais bem posicionado ou surfando aquela onda. Se isto acontecer,  você deve puxar o bico de sua prancha e esperar a próxima onda. Se tentar entrar na onda você pode causar um acidente e talvez uma encrenca dependendo da forma que o surfista encare a sua atitude. De forma geral, o surfista mais experiente tem a prioridade, coisa que você vai entender com o tempo. Se tiver muita gente concentrada somente num lugar, procure ficar mais ao lado, mesmo que pegue menos ondas, isto pode evitar de causar acidentes ou encrencas desnecessárias. As vezes aprendemos mais “olhando do que surfando”.

7 – “Esquecer de passar parafina”

Esquecer de comprar ou passar parafina será determinante para você pegar aquela onda dos sonhos que ficou esperando. Durante a semana acompanhe a previsão das ondas, veja a direção do swell e escolha a melhor praia para surfar, se prepare fisicamente e compre a sua parafina. Existem diversas marcas boas no mercado, mas o tipo de parafina que vai comprar dependerá da época do ano que vai deixar a água fria ou quente. Para águas mais frias escolhemos o tipo “cool” e para águas mais quentes o tipo “warm” que são palavras tiradas do inglês. Toda vez que for surfar passe uma nova camada de parafina e faça a conta de surfar uma dez vezes para retirar toda a parafina e começar a passar de novo. Lembre-se que se não passar a parafina ou repassar pode fazer com você escorregue e dificulte o seu aprendizado. Outra dica importante é para que nunca jogue na areia ou no mar parafina que retirou da prancha, nem a sua embalagem ou qualquer outro detrito. Um surfista de verdade se preocupa com a natureza e jamais procura sujar ou estragar a natureza, seja na praia ou em qualquer outro lugar.

8 – Não fazer aulas na Escola de Surf ou não ouvir surfistas mais experientes

Fazer aulas nas escolas de surf vai fazer você ganhar várias etapas no aprendizado. Além de ter mais segurança por ter uma pessoa experiente ao seu lado quando entrar na água, você vai aprender uma série de conceitos básicos que vão te ajudar muito.

Dicas de maré, corrente marítima, posição de remada, posição de equilíbrio, respeito por outros surfistas, respeito pelo mar, dicas de exercícios, aquecimento e muito mais! Na escola você vai aprender com a prancha de surf certa, isto também vai ajudá-lo depois na hora de comprar a sua prancha, pois vai saber qual o modelo ideal a escolher como já citamos acima. Numa próxima matéria vamos falar mais um pouco sobre as escolas de surf e citar alguns endereços que vão te ajudar.

As vezes no mar encontramos surfistas mais experientes que podem ajudar você no aprendizado, se tiver esta oportunidade, deixe o seu orgulho de lado e aproveite para aprender mais um pouquinho. As vezes só de olhar você aprende muito mais do que quando está surfando. Vai perceber como o surfista rema, que parte da onda ele fica, a posição dos braços, pernas, etc.

9 – Não dormir direito ou ingerir bebida alcoólica antes de surfar

Se alimentar e dormir bem no dia anterior ao surf vão te ajudar muito em seu desenvolvimento. Com o corpo descansado e bem alimentado e saudável você terá mais disposição para enfrentar as ondas.
Beber e dirigir não é correto como todos já sabem e entrar no mar depois de beber também é totalmente errado. O álcool em excesso faz mal a saúde, tira a sua concentração e “acaba com o seu preparo físico” que é fator determinando para surfar. Estando bem, você consegue enfrentar as ondas e se divertir sem correr risco de vida.

Quer mais dicas? Veja também…

http://blog.ukelele.com.br/2017/08/como-instalar-o-deck-na-prancha-de-surf-ou-stand.html
http://blog.ukelele.com.br/2016/04/instagran-ativacao-de-notificacao.html
Treinamento para evoluir no surf
Treinamento para evoluir no surf