A Rosa dos Ventos e o Surf na Leitura das Ondas

A Rosa dos Ventos e o Surf na Leitura das Ondas

A Rosa dos Ventos e o Surf na Leitura das Ondas
Rosa dos Ventos – ano de 1942

Acima imagem da rosa dos ventos com 32 (trinta e dois) pontos da carta do navegador Jorge Aguiar do ano de 1492. A Rosa dos Ventos esta na carta nautica assinada e dadata pela antiga Nação Portuguesa.

A Rosa dos Ventos e o Surf na Leitura das Ondas

Acima a Rosa dos ventos (mais atual) que já mostra a abreviatura dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais facilitando assim bastante a navegação.

A Rosa dos Ventos e o Surf na Leitura das Ondas – Imagem

rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais durante a navegação, seja os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) mais os seus intermediários. A rosa dos ventos corresponde à uma volta completa do horizonte e surgiu por conta da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários pudessem determinar. Pois qualquer desvio inicial, o mínimo que fosse, poderia tornar-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância e assim prejudicando ou atrasando todo o trajeto.

Desta forma, depois de criada, todos os pontos na linha do horizonte puderam ser localizados com precisão, cada quadrante da rosa dos ventos corresponde a 90°: considera-se o norte a 0° (zero grau), leste a 90° (noventa graus), sul a 180° (cento e oitenta graus), oeste a 270° (duzentos e setenta graus) e voltando ao norte numa volta completa de 360° (trezentos e sessenta graus).

A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: direção norte (0° de azimute cartográfico), direção sul (180°), este ou direção leste (90°) e direção oeste (270°).

Numa bússola maior podem caber mais quatro pontos que nós chamados de colaterais, são eles: a direção nordeste (45°), direção sudeste (135°), direção noroeste (315°) e direção sudoeste (225°) que também são bastante importantes na hora da leitura das ondas e dos ventos em relação a posição da praia; Bússolas com visores maiores podem ter mais oito pontos deixando a leitura mais exata ainda, estes chamados de subcolaterais: nor-nordeste (22,5°), lés-nordeste (67,5°), lés-sudeste (112,5°), sul-sudeste (157,5°), sul-sudoeste (202,5°), oés-sudoeste (247,5°), oés-noroeste (292,5°) e nor-noroeste (337,5°).

Assim como os pontos meridianos (N,S,L,O) estão para os polos, da mesma forma todos os rumos estão para o observador deixando a leitura clara e precisa.

Abreviatura e a leitura dos Pontos cardeais principais (latitude) 0

  • Ponto E ou L): este ou leste, prefere-se “E” por consistência com os colaterais;
  • Ponto N ou norte;
  • Ponto O ou Weste): oeste, prefere-se “O” por ser português;
  • Ponto S ou sul.

Pontos colaterais e a leitura correta.

  • Ponto NE ou nordeste;
  • Ponto NO ou NW): noroeste;
  • Ponto SE ou sudeste;
  • Ponto SO ou SW): sudoeste.

Pontos subcolaterais e a leitura correta.

  • ENE: lés-nordeste;
  • ESE: lés-sudeste;
  • SSE: sul-sudeste;
  • NNE: nor-nordeste;
  • NNO (ou NNW): nor-noroeste;
  • SSO (ou SSW): sul-sudoeste;
  • OSO (ou WSW): oés-sudoeste;
  • ONO (ou WNW): oés-noroeste.

E o que tudo isto tem a ver com o surf? Tem tudo a ver, pode apostar! Pois é através deles que podemos observar e analisar as direções das ondulações que estão a caminho de nosso litoral e desta forma poder tomar melhor a decisão de qual praia vamos poder surfar, pegar as maiores ou melhores ondas.

Mapa do Litoral Paulista (parte)

Observe que o nosso litoral é totalmente recortado fazendo com que as praias fiquem em várias direções em relação aos pontos cardeais. Desta forma, por exemplo, uma praia que está direcionada para o Leste não recebe ondulações de sul e praias que estão direcionadas para o Sul não recebem ondulações de Leste. Geralmente as praias menores (mais fechadas) recebem poucas ondulações.

Mapa do litoral paulista (parte)

A leitura dos pontos cardeais se dá também para a direção do vento, pois dependendo da direção ele pode deixar as ondas com boa ou má qualidade.

Gráfico dos ventos – Surfguru

Saber ler e interpretar estas informações, bem como o intervalo entre as séries, é primordial para qualquer surfista. Assim, consegue-se aproveitar melhor o surf e a diversão com os amigos.

Mapa das ondas – Surfguru

Deixei abaixo um link com o Guia das Praias do Litoral Paulista, nele você vai encontrar a maioria das praias, tipos de ondulação que recebem, direção do vento e melhor época do ano, assim você vai acompanhando as minhas previsões e analisando no guia qual a melhor praia para fazer aquela sessão de surf mágica e inesquecível.

Veja aqui o guia completo

Bom é isso aí! Espero ter ajudado você e se precisar de alguma coisa é só me chamar no Whatsapp

6 hábitos noturnos para fazer antes de surfar

Um grande abraço

Alexandre da Ukelele

Pranchas de Surf e acessórios
Encontre aqui as melhores opções
http://blog.ukelele.com.br/2020/01/transporte-de-prancha-de-surf-de-acordo-com-o-codigo-de-transito-brasileiro-e-o-contran.html
http://blog.ukelele.com.br/2019/12/comprou-um-stand-up-padle-veja-aqui-algumas-dicas.html
maira miyazawa
Surfista e Publicitária
Treinamento para evoluir no surf
Treinamento para evoluir no surf

Um comentário sobre “A Rosa dos Ventos e o Surf na Leitura das Ondas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *