Quiksilver Eddie Aikau é adiado devido ás ondas insuficientes em Waimea Bay.

A expectativa era grande para o início do Quiksilver em Memória a Eddie Aikau, mas o swell frustrou a galera em Waimea Bay, Havaí, forçando o adiamento do tradicional evento.

“As condições não estão do jeito que esperávamos”, lamenta Glen Moncata, diretor de evento da Quiksilver. “O que precisamos é de oito horas de ondas sólidas de 20 pés, 40 pés de face, e, infelizmente, esta tempestade foi empurrada ao norte”.

Na manhã desta quarta-feira, as ondas quebravam com 20 pés de face, condições insuficientes para a realização da prova (são exigidas ondas de no mínimo 40 pés de face, cerca de 13,2 metros de altura).


Pela previsão do swell, Waimea deve ganhar força no fim da tarde, com as ondas finalmente chegando perto dos 40 pés de face exigidos pela organização. A quinta-feira ainda deve amanhecer com ondas pesadas, mas a tendência é de que o swell perca força no decorrer do período.

O prazo para realização do Quiksilver em Memória a Eddie Aikau vai até 29 de fevereiro.O evento foi promovido apenas oito vezes desde que foi criado, há 31 anos.

“Como competidor, é frustrante chegar mentalmente e fisicamente preparado para surfar no Eddie e depois se decepcionar quando o evento é adiado”, diz Peter Mel. “Embora não seja um evento do WSL Big Wave Tour, como comissário desse circuito, entendo o quanto desafiador é fazer essas chamadas. Por fim, The Bay chama o dia para o Eddie e eu respeito a decisão da Quiksilver de adiar o evento devido à falta de condições do mar”.

Por Waves Terra.