Zíper emperrado na capa de prancha

Quem já chegou na praia e foi tirar a prancha da capa e se deparou com o zíper emperrado?

Altas ondas rolando, seus amigos todos correndo desesperados para arrumar os equipamentos, cair na água e você ali, tentando abrir a capa da sua prancha.

No final, você acaba forçando tanto até que estoura o zíper, pega logo a prancha e pensa… depois eu vejo isto! E corre para o mar.

Sabe por que acontece isto? 

Devido a umidade no cursor do zíper e também por ficar muito tempo sem “abrir e fechar” a capa de prancha.

 

Mas afinal o que é Zinabre que emperra o zíper?

Zinabre nada mais é do que uma camada de cor verde resultante da oxidação do cobre ou das ligas que contêm cobre, como o latão que é caso da maioria dos cursores da capa de prancha.

O cobre e as ligas metálicas, como o latão ou o bronze são metais que podem gerar zinabre.

A reação química que chamamos de zinabre acontece quando o material é exposto a umidade como é o caso das capas de prancha que ficam molhadas pela chuva ou pela própria prancha que fica molhada dentro da capa.

O ar com alta taxa de umidade e o gás carbônico, oxidam o cursor com o tempo, ficando coberto por uma pátina de cor azul esverdeada, o famoso zinabre.

O zinabre trava o cursor no zíper e impede a abertura da capa da prancha, já aconteceu isto com você? Eu já vi meus amigos estourarem o zíper quando chegavam a praia.

Quando o zinabre ainda não danificou o cursor por completo, uma solução como o WD 40 é o suficiente para tirar o zinabre e destravar o cursor, depois é bom passar um pano no zíper e uma escovinha para tirar o resto das impurezas.

O WD 40 é um lubrificante e anticorrosivo multiuso derivado do petróleo, ele é encontrado facilmente em lojas de auto peças, mercado etc. Além deste, existem outras marcas por aí que você pode usar.

Em casos mais severos quando o zinabre toma conta por completo do cursor é necessário substituí-lo e as vezes é preciso trocar o zíper também.

Uma forma de proteger cursor e o zíper da sua capa de prancha, é secá-lo depois que voltar para casa, se possível deixar a capa no sol para secar e jogar um lubrificante para garantir.

E você está na quarentena? Tá sem surfar?

Corre lá para dar uma olhada na sua capa, aproveita e dá um toque para aquele(a) seu amigo(a) seu que sempre desiste do bate e volta e já deve estar um tempão se tirar a capa da prancha.

Se precisar trocar o cursor ou o zíper da sua capa de prancha, tem este serviço aqui na loja.

É só entrar em contato.

Aloha!

Alexandre da Ukelele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

three × 4 =