
As correntes de retorno podem ser definidas como o refluxo do volume de água que retorna da costa “de volta para o mar”, em virtude da força gravitacional.




Geralmente estão sinalizados por Placas ou Bandeiras, portanto é muito importante não ficar neste local e obedecer a orientação do guarda vidas.
Correntes de Retorno nas Praias – Sinalização


Correntes de Retorno nas praias – Dicas para sair…
1 – Para pedir auxílio,
mantenha calma, levante o braço e peça por ajuda atraindo a atenção;
2 – Para Sair da corrente de retorno, nade paralelamente a
praia;
3 – Conserve sua energia boiando, utilize a força das ondas para auxiliar no retorno a praia;
Se você tiver dúvidas de onde se banhar, procure o salva vidas ou as placas indicativas dos locais das correntes.
Se for surfista e não conhece o pico, pesquise antes sobre o local, fale com escolas de surf ou com outros surfistas locais do pico.

A Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), trabalha incessantemente na prevenção e conscientização das pessoas com relação aos afogamentos.
A missão da Sobrasa é diminuir a quantidade de mortalidade por afogamentos nas praias, rios, piscinas e outros locais, ou seja, em todo o meio aquático. Para isto, ela conscientiza a população de diferentes faixas etárias, usando eventos esportivos, recreativos, educacionais e culturais para compartilhar informações de suma importância visando a segurança das pessoas. Desta forma, acredita unir o Brasil para prevenir os afogamentos.
Conheça mais da sobrasa em – www.sobrasa.org
Veja mais dicas de segurança da minha amiga surfista Maira Miyazawa 😍😍
