Dicas para proteger seu carro enquanto você vai surfar

1 – Estacionamentos.
Procure deixar seu carro em estacionamentos. Cinco, dez ou quinze reais, pode parecer caro, mas é infinitamente mais barato do que o prejuízo que um trombadinha pode te causar. Mesmo parando em estacionamentos, veja as dicas a seguir, pois já ocorreram roubos em estacionamentos e o pior, às vezes causados por gatunos surfistas que ficam de olho onde você esconde sua chave.
2 – Parando na rua. 
Se sua opção for deixar o carro na rua mesmo, procure locais que não proporcionem pontos cegos, neles o ladrão opera sem ser visto. Outra dica é parar em frente ao comércio local, como banca de jornal, lanchonete, guaritas de condomínio, etc. Fazer a política da boa vizinhança com os donos dos estabelecimentos é um bom negócio. Muitas vezes os arrombadores ficam inibidos de atuar na frente desses locais.
3 – Chamando atenção para o seu carro.
Pode parecer besteira, mas os malandros procuram carros que estejam recheados de coisas. Um carro de uma família normal, provavelmente estará vazio, pois levaram tudo para praia: carteira, celular, máquina fotográfica… o seu não! Provavelmente tem muita coisa boa lá dentro: quilhas, mochila, carteira, celular, prancha, bermuda, um verdadeiro banquete… Um carro de surfista é identificado por elementos como adesivos e racks, então não abuse desses elementos que dão o visual descolado para o seu carro.
4 – Guardadores.
Guardador de carro é aquele que te força a contratar um serviço que você não quer, mas é melhor pagar o que ele pede depois de negociar. Este pode ser o alvará para não sofrer represálias ou ter o carro arrombado.
5 – Chegue pronto.
Normalmente quem não foi para um bate e volta ou tem casa na praia já chega trocado, esse carro chamará menos a atenção do gatuno, que vai procurar um outro mais recheado e atrativo. Por isso se você foi para o bate e volta ou está com o carro cheio de coisas, pare em algum lugar antes e se troque, tire a prancha da capa, acondicione tudo no porta malas, assim, quando você chegar no pico é só descer do carro, trancar e ir para água. Essa estratégia pode parecer paranoia, mas funciona bem.
6 – Despistando o Gatuno.
O ladrão procura sempre arrombar o carro que ele tem “certeza” que vai encontrar bons pertences, por isso para ele não imaginar que seu porta luvas está lotado de carteiras e celulares, uma dica é deixar ele vazio e aberto. Outra coisa que chama muita atenção é deixar o banco de trás lotado de capas, mochilas e toalhas, isso é uma tentação para o larápio. Se planeje e deixe tudo guardado no porta malas do carro.
7 -Leve a chave com você.
Se não tiver um local seguro para deixar suas chaves, tipo namorada, parceiro que não pega onda ou um comerciante amigo, sempre a melhor opção é levar a chave com você. Existem alguns recursos que facilitam isso:
1. Elástico no bolso da bermuda, feito para prender sua chave;
2. Bolso no leash, alguns modelos tem um pequeno bolso com velcro para guardar a chave, normalmente só cabe se for pequena;
3. Bolso e elástico do wetsuit, a maioria dos modelos possuem uma dessas duas alternativas.
Uma dica importante é caso sua chave seja eletrônica, levar a chave reserva, geralmente ela é do modelo simples. Alguns modelos de chave eletrônica podem ser desmontados, nesse caso você entra com ela no mar sem problemas.
4. Hoje em dia existem cadeados chamados de “lock box” que pode ser uma boa opção, eles fecham com segredo e podem ficar presos na maçaneta do carro, engate ou até mesmo na roda, preço médio de R$ 160,00.
5. Também existem capas a prova d´água para celulares que também podem ser usadas para transportar as chaves do carro, assim quando você entra no mar leva a chave junto com você, o custo médio é de R$ 50,00.
8 – Escondendo a chave do carro
Não esconda a sua chave em locais óbvios, o mais manjado é na roda, no espaço da mola. Sempre tenha em seu carro algum tipo de sacola (até pacote de bolacha ajuda nessa hora), elas facilitam o serviço de embalar sua chave. Quando for enterrar na praia, ache um bom ponto de referência para não se perder quando sair do mar. Certifique-se de ninguém está olhando e enterre a chave. Fique atento à variação de maré, isso pode ser crucial para o seu retorno.
Gostou? Acompanhe as dicas e ofertas da Ukelele nas redes sociais.